EDUCAÇÃO INOVADORA - PROF. MORAN
- http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm
Segundo o texto do Prof. Moran, a mobilidade, a virtualização nos libertam dos espaços e tempos rígidos previsíveis determinados, as tecnologias de mídia caminha na direção da convergência, a integração dos equipamentos multifuncionais, todas estas tecnologias começam a afetar profundamente a educação, através de uma interconectividade que a internet proporciona. Nos últimos anos vem acontecendo uma revolução na forma de ensinar e aprender, a escola como um instituição mais tradicional que inovadora, resiste muitas vezes a estas mudanças, mostrando que não será fácil mudar nossa cultura escolar tradicional, outro fator que o autor comenta e torna importante ressaltar, trata-se d dispersão da atenção da vida urbana e com isto fica muito difícil a autonomia, a organização que é indispensável para o processo aprendizagem a distância, por exemplo o aluno desorganizado poderá deixar passar o tempo adequado para cada atividade, discussão, produção, tudo esto pode dificultar o acompanhamento do curso, tornando o aluno desmotivado.
Concordo plenamente com o que o autor diz no texto lá no seu décimo terceiro parágrafo;
- “Os alunos estão prontos para a multimídia, os professores, em geral, não. Os professores sentem cada vez mais claro o descompasso no domínio das tecnologias e, em geral, tentam segurar o máximo que podem, fazendo pequenas concessões, sem mudar o essencial. Creio que muitos professores têm medo de revelar sua dificuldade diante do aluno. Por isso e pelo hábito mantêm uma estrutura repressiva, controladora, repetidora. Os professores percebem que precisam mudar, mas não sabem bem como fazê-lo e não estão preparados para experimentar com segurança. Muitas instituições também exigem mudanças dos professores sem dar-lhes condições para que eles as efetuem. Freqüentemente algumas organizações introduzem computadores, conectam as escolas com a Internet e esperam que só isso melhore os problemas do ensino. Os administradores se frustram ao ver que tanto esforço e dinheiro empatados não se traduzem em mudanças significativas nas aulas e nas atitudes do corpo docente”.
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